Assine Nosso Feed!

www.cruzeirosempre.net

  • Receba Todos as Nossas Notícias e Colunas Automaticamente em Seu E-mail
  • Tenha a Exclusividade de Receber Boletins do Nosso Portal
  • Inscrever-se em nosso feed é Fácil, Rápido e Seguro
  • ajude-nos a crescer cada vez mais
  • Assine nosso feed gratis





    Essa semana, tendo aquela resenha com os companheiros, chegamos a uma pergunta que inquietou bastante: porque não temos jogadores da base sendo aproveitados no Cruzeiro?

    Amigos, devo lhes dar o contexto do questionamento acima. Discutiamos a grandiosa “gentileza”que o Cruzeiro fez ao Milan com a ida do goleiro Gabriel para a Itália, a preço de banana. Convenhamos; aqueles que como eu acompanhavam o embrólio desde sempre, sabiam que o Cruzeiro acabaria o perdendo por valores irrisórios. E não deu outra. €500.000 à pressas para não o perder sem levar um tostão sequer.

    Mas como sempre, existem dois lados da história. Gabriel valorizou-se pela seleção sub-20 mas perambulava entre a terceira e quarta opção no Cruzeiro. Sabendo de sua condição e valorização, dificultou a renovação. Inúmeras vezes rejeitou as propostas por um novo contrato, exigindo valores supostamente altos e não condizentes com a realidade celeste. Não o culpo por querer maior espaço. Mostrou bastante potencial e não se via valorizado, nem ao menos tendo um empréstimo em cogitação em todo seu período na Toca. No final das contas preferiu cumprir seu contrato até o final de forma honesta. E rendeu muito pouco aos cofres do clube do que poderia eventualmente.

    Gabriel foi apenas mais um exemplo de péssimo manejo com uma situação que deveria ter sido resolvida de outra forma. E o pior, o jogador é fruto da base cruzeirense que hoje já nos confundimos ao dizer sua principal função. Afinal, ela até tem despontado bons nomes, entretanto os mesmos pouco são utilizados pela equipe principal, que ano após ano vem sendo entupida de jogadores com qualidade questionável e sem sucesso.

    Minha resposta para o questionamento inicial foi simples. O Cruzeiro até revela, mas não faz uma transição entre base-profissional de forma proveitosa. Os jogadores se destacam mas são deixados de lado pelas comissões técnicas que passam por aqui, além de parecer não contar com apoio e insistência da direção. Resultado: temos alguns bons jogadores, que nos poderiam ser bastante úteis como opções, mas sem espaço, são emprestados a todo momento, desligados do clube e raramente negociados.

    Diagnosticado o problema, porque não saná-lo? Bom, essa resposta eu não consegui formular de cara amigos, me coloquei a refletir. Não sou daqueles românticos que acreditam que somente o futebol da base resolveria nossos problemas, em uma ilusão e porque não, inveja à outras equipes que assim fazem com enorme competência. Mas é inegável que poderiamos e deveriamos aproveitar melhor os jogadores desenvolvidos aqui. Se o trabalho nas categorias de baixo é bem feito como é alegado, teriamos totais condições de aproveitar certos jogadores no time de cima, economizando milhares de reais em salários astronômicos gastos em reservas dos reservas, que nunca adicionaram nada na equipe.

    Confesso que esperava mais da gestão do Gilvan com relação a essa questão, haja vista que era uma de suas promessas antes de ser eleito; trabalhar com as categorias de base e utilizar jogadores formado pelo Cruzeiro. O fato do clube estar enfrentando dificuldades financeiras deveria motivar mais a utilização do nosso produto interno visando primeiramente viabilizar opções e em seguida valorizá-las.

    Parafraseando a opinião do zagueiro-escritor Paulo André, não acredito que os grandes clubes como o Cruzeiro, tradicionais formadores devam parar de investir na base, mas reforço o coro em dizer que devem focar suas forças para reverter a deficitária situação atual. Definir uma filosofia de trabalho a longo prazo, conceituando toda a estrutura, otimizando seus modelos, qualificando seus treinadores e treinamentos, oferecendo uma formação completa ao individuo e, por fim, atingindo algo próximo a 20 ou 25% de sucesso – o que significa aproveitar 20 ou 25% de jogadores oriundos da base no profissional. Esse deve ser o objetivo no Cruzeiro, em qualquer lugar.

    Exemplos dessa situação deficitária são vários. Citanto apenas casos mais recentes, jogadores como Anderson Uchôa, Gabriel, Gil Bahia, Gabriel Araújo, Eliandro, Léo Bonatinni e João Paulo se destacam (aram) na base do clube mas simplesmente não são aproveitados em setores que hoje clamam por melhores opções. Outros receberam poucas chances e são colocados de lado, o que é insuficiente para consolidarem-se em qualquer circunstância.

    Se a transição entre base-profissional não está sendo bem feita, ela há de ter um motivo para isso, uma explicação. O que incomoda é perceber que não fazem muita questão de mudar o quadro. Enquanto isso, continuamos sem ter uma presença maior de jogadores formados pelo clube como opções. Optamos gastar cada vez mais em nomes incertos que sugam nosso cofre e pouco fazem em campo.

    Terminei o meu papo com os companheiros respondendo que o problema não está na base cruzeirense em si, pois talento pode ser trabalhado, ele existe. Está em como é feita a consolidação de todo um investimento gasto e a aplicação do mesmo na equipe profissional. Acho que é por aí.
    Busca
    Redes Sociais
    Links


    Loading
    Notícias
    Colunas